quarta-feira, 1 de julho de 2015

A solução é alugar o Brasil






Dois vexames em menos de um ano. O futebol pentacampeão e de tantas glórias e tradição se vê em ruinas. O país vive uma crise em quase todas as suas vertentes, desde a Economia, passando pela política e nem aquele alento que fazia muitos ainda terem orgulhoso da nação da mais sinal de vida. É tempo de abrir os olhos e mudar, é tempo de ter humildade e reconstruir o nosso futebol.

O futebol brasileiro está podre na sua administração, depois de anos em que um time de craques resolvia e abafava questões extracampo, finalmente começamos a sentir os reflexos. A ditadura Havelange, passando por Ricardo Teixeira e desaguando nas mãos de Marín e Del Nero estão matando o futebol nacional. Os erros foram muitos, falta de investimento na base, pouca preocupação com a intervenção de empresários nas negociações com jovens talentos, clubes endividados após péssimas gestões, perda de identidade do futebol nacional, venda da seleção como um produto jogando mais no exterior do que em casa, jogadores como Ronaldinho, Adriano e Kaká que por questões físicas ou pessoais não tem nível para estar na seleção sendo aquela referencia e experiência no time como Pirlo, Xavi, Van Persie, Ibra e Gerrard fazem ou faziam até a última copa por suas seleções. Esses são alguns exemplos dos que no levou até aqui.

Não temos mais aquele time que podia não ser um primor taticamente, mas que com uma defesa bem armada e um setor de criação e ataque fora de série resolvia as nossas questões. O futebol mudou, evoluiu e talento apenas não resolve mais, a situação fica ainda mais complicada e evidente agora que só temos um craque. Devemos desistir da seleção e achar que essa ‘’safra’’ não presta? Acho que é cedo, não temos craques, mas temos bons jogadores, muitos com grande potencial de evolução. Coutinho, Lucas e Danilo são exemplos de jovens talentos que se firmaram em grandes equipes nessa última temporada.  

Devemos abrir mão de Dunga e seu limitado pensamento sobre futebol, o Brasil precisa se reinventar bebendo das águas do seu jogo envolvente e ofensivo, quando soubermos o que buscamos a base acompanha e o talento vem subindo valorizando jogadores e técnicos criativos ao invés dos jovens ‘’jogadores táticos’’ e volantes que são destaque nas categorias de base atualmente.
Infelizmente a solução que pra nossa seleção eu vou dar não é ‘’free’’ como diriam os titãs, porém, envolve ‘’dá lugar pros gringo entrar’’.
Dentro do mercado nacional poucos treinadores tem um pensamento de futebol que julgo condizente com a tradição da camisa canarinho. Tite, Muricy que são os mais cascudos para aguentar a pressão, não tem histórico de times ofensivos ou que joguem com bola no chão controlando o jogo. Na contramão estão Marcelo Oliveira, Cuca, Oswaldo de Oliveira que pensam um futebol agradável, mas que não tem ‘’costas largas’’ o suficiente para uma empreitada de reconstrução de uma seleção pentacampeã que pode sofrer muitos percalços.

A melhor solução então vem do exterior, Guardiola seria a melhor opção, um treinador que joga com bola no chão, propondo o jogo, envolvendo seus adversários e que já se disse admirador do futebol brasileiro por diversas vezes e que até aceitaria treinar nossa seleção. Não aproveitamos quando tivemos a oportunidade, o espanhol agora está no Bayern e não deve sair de lá tão cedo.

Vamos então à realidade, que é também uma ótima opção, temos no mercado um dos maiores treinadores do mundo a disposição Carlo Ancelotti. Treinou e foi campeão em muitos dos maiores clubes do mundo Juventus, Milan, PSG, Chelsea, Real Madrid com vários títulos Nacionais e 3 títulos de Champions League no currículo.
Apesar de Italiano e treinadores da bota terem fama de retranqueiros, Ancelotti se mostrou versátil armando times de acordo com o que tinha em mãos, o último foi o Real Madrid um time ofensivo que sabia tanto dominar o jogo quanto contra-atacar, e o mais interessante sem nenhum volante de ofício, nenhum primeiro volante. Carlo pretende tirar um período para cuidar da sua saúde, nada melhor do que treinar uma seleção, compromissos esporádicos e fazendo algo novo na sua carreira, ele já treinou vários jogadores brasileiros logo não deve ter muita dificuldade para criar uma equipe competitiva.
Será que a solução não é realmente ‘’alugar’’ o Brasil?




 4-3-3


Ancelotti já usou vários esquemas ao longo da carreira, um dos últimos com algumas variações foi o 4-3-3. Na seleção teríamos provavelmente o único jogador ‘’All around’’(podendo fazer quase todas as posições no meio de campo) disponível, Hernanes que terminou bem a temporada seria esse jogador fazendo uma saída de bola com qualidade e ajudando na organização e cadência do jogo, além de chegar bem ao ataque para bater de longa e média distancia fazendo papel parecido com o que Toni Kroos faz no Real Madrid. Mais a frente teríamos Oscar para ajudar na construção de jogadas e dar ritmo de jogo, Oscar foi um dos maiores responsáveis pelos desarmes da seleção brasileira na última copa o que mostra que é um meia que pode ajudar também na marcação. Ao lado de Oscar vem Ramires trazendo um pouco mais de marcação e velocidade para puxar contra ataques além do entrosamento com Oscar e Willian também jogador do Chelsea que cai pelo lado direito facilitando ainda mais as coisas.  Na outra ponta Neymar, e mais a frente Firmino que não tem cacoete de atacante, não sabe jogar de costas para o gol então seria algo a ser trabalhado ou Willian, Neymar e Firmino se movimentariam constantemente revezando essa entrada na área.







4-4-2

O ‘’Mister’’ como também é chamado o ex-treinador merengue variava sua formação de acordo com seu departamento médico, perdendo peças importantes como Modric e Bale por um tempo ele variou seu esquema para um 4-4-2.
No Brasil a formação é praticamente a mesma, porém dessa vez temos um Willian mais recuado fazendo a função de meia, na outra meia privilégio para a criação, Coutinho jogador que fez parte do Time ideal da Premier League ganharia a vaga de Oscar. Mais driblador, em melhor fase e menos marcador ‘’The Magician’’(como é chamado na Inglaterra) faria um setor interessante com Neymar e Marcelo por perto. Ao centro Hernanes e Ramires ficam mais recuados dando espaço para um avanço mais constante dos laterais fazendo Daniel Alves ganhar a vaga pelo seu grande talento no apoio.








4-3-3(Falso 9)


A formação talvez mais interessante quanto ao que temos disponível seria o 4-3-3 com ‘’falso 9’’. Tática utilizada pelo Barcelona quando o time não tinha um centro avante de ofício o esquema fez sucesso dando Liberdade de movimentação a Messi que antes jogava pela ponta direita, vivemos a escassez de atacantes no Brasil e com Neymar tendo liberdade seria interessante acompanhar.
Na Defesa Daniel Alves e Marcelo tem certa liberdade para o apoio já que o time tem um Luiz Gustavo mais fixo e um Hernanes auxiliando na defesa e na saída de bola, mais a frente temos Oscar próximo a Willian (dois jogadores do Chelsea) com Neymar pelo meio tendo liberdade total para se movimentar e chegar à área, já na ponta esquerda temos Coutinho também cercado de boas opções para criar jogadas. O Brasil ainda teria suplentes interessantes no banco como Lucas, Firmino e Douglas Costa.








3-4-3


Brasileiro é saudosista, e na semana em que se completa 13 anos do nosso penta campeonato continuamos com bons Laterais nas subidas ao ataque, temos zagueiros rápidos e de certa qualidade para sair jogando e mesmo não tendo tantos craques lá na frente a ideia ainda é válida.
Thiago Silva e David Luiz zagueiros rápidos pelos lados, Miranda mais alto e com menos mobilidade pelo centro, na frente um setor que pode tanto atacar bem quanto defender, Luiz Gustavo mais plantado também auxilia no jogo aéreo, Hernanes ajuda na marcação e saída de bola, Marcelo e Daniel ficam livres para atacar e fecham os lados quando o time perde a bola. Mais a frente um trio que não chega perto de Ronaldinho, Rivaldo e Ronaldo, mas que com movimentação e atacando em bloco com a ajuda dos Alas e de Hernanes podem fazer a equipe ser bem competitiva.